Dá para ser criativo em Engenharia de Custos?
As fases de um negócio, tanto para a conquista quanto para a entrega, passam por estudos e orçamentos, que geralmente estão ligados a uma mesmice na utilização de um banco de dados, negligenciando um exercício tão importante quanto a análise crítica da metodologia executiva a ser empregada, na busca de soluções criativas, inovadoras e reutilização de conhecimento, bem como otimização de custos operacionais.
São etapas associadas à seriedade, ao poder de decisão e que não estão associadas à flexibilidade. No dia a dia de grandes obras e empreendimentos, constantemente ocorrem, então, cortes abusivos nos custos com a administração local. O corte seco, austero, pode muitas vezes comprometer o desempenho do negócio e levar as pessoas que lá trabalham ao esgotamento. Você já presenciou algo assim?
Essas situações ocorrem por não olhar de modo diferente para a situação de rotina ou por falta de criatividade ao resolver questões. Sim, essas competências cada vez mais valorizadas no mundo corporativo a fora. As habilidades interpessoais precisam contrapor a austeridade da tomada de decisão em planilhas de custos! São inúmeras as possibilidades de desenvolvimento de estudos com redução nos valores de orçamento.
Quando tratamos de criatividade em orçamento, estamos falando de conferir nova forma de fazer práticas antigas, muitas vezes obsoletas. A criatividade navega no universo de soluções gigantescas e de pequenas soluções. Sugerimos para quem trabalha com estudos e orçamentação quatro questionamentos:
- Quais as possiblidades de execução deste escopo?
- Qual será a afetação na qualidade?
- Qual será a afetação no prazo?
- Qual será a afetação no custo?
Você vai notar que o simples ato de parar e questionar já traz uma nova forma de perceber a Engenharia de Custos. Com um pouco de paciência, você acaba deixando o excesso de obstinação de lado e começa a criar, em plena prática de Engenharia de Custos. Quer experimentar? Entre em contato conosco!
Plataforma APN+R
Sua empresa em outro nível
São 3 as etapas para uso
-
1Diagnóstico do empreendimento e alinhamento de expectativas do cliente com a equipe técnica da Plataforma APN+R; -
2Treinamento para os envolvidos no processo, que inclui a introdução à Metodologia APN e motivação para mudança de mentalidade; -
3Uso da Plataforma APN+R com acompanhamento da equipe técnica da plataforma.