Seu empreendimento faz dropping ou dumping?
Dropping é uma expressão do esporte, literalmente significa “descer”. É aplicada no surf ou no skate com as manobras realizadas com maestria, quando o atleta desce da onda ou executa um salto. O mérito de “dropar” é todo deles!
Na esfera comercial a expressão dumping é relacionada a descer também, mas de uma maneira nada elegante e meritocrática. Não é ético baixar o preço para eliminar a concorrência, simplesmente desvalorizando o mercado. Ao praticar o dumping comercial ocorrem prejuízos de imagem decorrentes de atitudes que, juridicamente não chegam a ser delitos, mas que são passíveis de punições administrativas.
Para “dropar” em Engenharia de Custos é preciso também maestria para não fazer o dumping. Para reduzir preços com responsabilidade, entregas no prazo e eficiência no negócio, faz-se necessário adotar as ferramentas corretas. Afinal, o que se busca não é só a produção quantitativa, mas a melhor produtividade. A metodologia APN – Análise dos Pilares do Negócio é uma dessas metodologias campeãs, aplicável a diversos níveis da estrutura organizacional da sua obra ou empreendimento, para seu negócio pegar as mais altas ondas e “dropar” com elegância e responsabilidade!
Consulte-nos para uma reavaliação de seus orçamentos e resultados e para falarmos sobre a metodologia APN – Análise dos Pilares do Negócio e aplicação da Plataforma APN+R, visando a maximização dos seus resultados esperados.
Dá para ser criativo em Engenharia de Custos?
Algumas práticas de negócios como estudos e orçamentos estão sempre ligadas ao lado chato e austero do empreendimento. São áreas associadas à seriedade, ao poder de decisão e que não estão associadas à flexibilidade. No dia a dia de grandes obras e empreendimentos, constantemente ocorrem, então, cortes abusivos nos custos com a administração local. O corte seco, austero, pode muitas vezes comprometer o desempenho do negócio e levar as pessoas que lá trabalham ao esgotamento. Você já presenciou algo assim?
Essas situações ocorrem por não olhar de modo diferente para a situação de rotina ou por falta de criatividade ao resolver questões. Sim, essas competências cada vez mais valorizadas no mundo corporativo afora (as tais soft skills) precisam contrapor a austeridade da tomada de decisão em planilhas! São inúmeras as possibilidades de desenvolvimento de estudos com redução nos valores de orçamento.
Quando tratamos de criatividade em orçamento, estamos falando de conferir nova forma de fazer práticas antigas, muitas vezes obsoletas. A criatividade navega no universo de soluções gigantescas e de pequenas soluções. Sugerimos para quem trabalha com estudos e orçamentação quatro questionamentos:
1) posso fazer diferente?
2) quais as possiblidades de execução deste escopo?
3) Qual será a afetação no prazo?
4) qual será a afetação em custo?
Você vai notar que o simples ato de parar e questionar já traz uma nova forma de perceber a Engenharia de Custos. Com um pouco de paciência, você acaba deixando o excesso de obstinação de lado e começa a criar, em plena prática de Engenharia de Custos. Quer experimentar? Entre em contato conosco!
Plataforma APN+R
Sua empresa em outro nível
São 3 as etapas para uso
-
1Diagnóstico do empreendimento e alinhamento de expectativas do cliente com a equipe técnica da Plataforma APN+R; -
2Treinamento para os envolvidos no processo, que inclui a introdução à Metodologia APN e motivação para mudança de mentalidade; -
3Uso da Plataforma APN+R com acompanhamento da equipe técnica da plataforma.